quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Morro do Socó ganha Casa de Cultura e Cidadania


O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, em companhia do presidente da Eletropaulo, Britaldo Soares, inaugurou na manhã de sábado, 14, a Casa de Cultura e Cidadania no Colinas D´Oeste (Morro do Socó). A unidade é resultado de uma parceria entre a Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão; Habitação e Desenvolvimento Urbano e Cultura; o Governo Federal, a AES Eletropaulo e a ONG H. Melillo. Essa não é a única conquista dos moradores, já que em breve será finalizado o processo de urbanização que vai transformar o local em um novo bairro, ação que também é realizada em parceria com o Governo Federal.



O evento foi realizado em ritmo de música, dança, teatro, contação de histórias e mágica, e contou com a presença da primeira-dama do Estado, Monica Serra, presidente do Fundo de Solidariedade, Desenvolvimento, Social e Cultural do Estado de São Paulo.

Localizada à Rua Dr. Miguel Campos Júnior, s/nº, a unidade possui amplas instalações para a realização das atividades, banheiros com acessibilidade para deficientes físicos e anfiteatro com capacidade para 140 pessoas. Além disso, conta com um Centro Multiuso, uma sala multimídia destinada a cursos de capacitação e um Centro de Inclusão Digital (CID), com acesso livre à Internet e cursos de informática. Aos finais de semana, o local vai abrigar shows gratuitos para todas as idades.



No espaço, 528 crianças e adolescentes estão matriculados para os cursos oferecidos pela entidade: Área Livre, Artes Visuais, Música, Sala de Projetos e Teatro. A Casa de Cultura e Cidadania tem como objetivo promover a formação, expressão e lazer para crianças, jovens e adultos, atuando também como pólo cultural que envolve as comunidades locais. A unidade serve para as pessoas descobrirem seus potenciais e protagonizar a mudança de sua relação com o mundo.



Durante a inauguração da Casa, a primeira-dama do Estado, Monica Serra, fez questão de destacar a excelente parceria que foi firmada com Osasco. “Essa é uma casa voltada para crianças e adolescentes. Se queremos um mundo melhor, precisamos ouvir os anseios daqueles que serão o futuro”, destacou.

Para o deputado federal João Paulo Cunha, o bairro, assim como seus moradores, está passando por um importante processo de transformação. “Os munícipes moravam em barracos e enfrentavam o córrego que corria a céu aberto. Esses moradores, atualmente estão em casas de alvenaria e perceberam que não queriam apenas uma moradia. Eles desejavam estudar, e é justamente essa oportunidade que estamos inaugurando hoje”.



O deputado estadual Marcos Martins salientou que o bairro, que era uma favela, está em um processo de transformação. “A população aguardou muito por esse momento”, afirmou.

De acordo com o presidente da AES, Britaldo Soares, os alunos terão acesso à Internet pela rede elétrica. Os profissionais selecionados para trabalhar na Casa de Cultura e Cidadania passaram por 120 horas de capacitação com curadores do projeto, que desenvolvem trabalhos artísticos e educacionais de reconhecimento nacional. Nessa capacitação, discutem-se questões político-pedagógicas, arte, educação e cidadania, voluntariado, responsabilidade social, além dos próprios aspectos de funcionamento da Casa, como critérios de gestão, avaliação e métrica de resultados. “Estamos orgulhosos em oferecer esse espaço que conta com o que há de melhor em tecnologia para a comunidade do Morro do Socó”, disse.



Para o prefeito Emidio de Souza, a Casa é um espaço completo para as crianças exercerem a cultura e a cidadania. “Entendemos que esse é um investimento de grande importância para a comunidade. A Casa de Cultura e Cidadania nasce com sucesso, porque vai acolher crianças e adolescentes que moram em um bairro que vem passando por um grande processo de transformação”, disse.



Também prestigiaram o evento os secretários municipais Dulce Helena Cazzuni (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Fernando Montini (Serviços Municipais), Gelso de Lima (Saúde), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Helena Maria Ferrari (Cultura), Jorge Lapas (Governo), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; os vereadores Osvaldo Vergínio (Presidente da Câmara Municipal), Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), Cláudio da Locadora, João Góis, Rubens Bastos e Valmir Prascidelli; entre outras autoridades.



Departamento de Comunicação Social

Telefones: (11) 3652-9456 / 3652-9520

Jornalista: Juliana Oliveira

Fotógrafo: Leandro Palmeira

Diretora: Emilia Cordeiro

e-mail: imprensa@osasco.sp.gov.br

Um comentário:

  1. Finalmente algo de bom foi construido como a casa de cultura e cidadania pois éssa obra do PAC está a passo de tartaruga nunca vi uma obra demorar tanto que nem essa ai no morro do socó

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário,sugestão,críticas,elogios ou
perguntas.
Faça o Centro de Inclusão Digital cada vez mais crescer e melhorar para você.