
Nos EUA, banda larga vai consumir US$ 350 bilhões
03/03/2010 - O plano de banda larga dos Estados Unidos, que a Federal Communications Commission (FCC) vai apresentar ao Congresso no dia 17 de março, prevê que, em 2020, 100 milhões de domicílios daquele país estejam conectados à internet a 100 Mbps, uma velocidade dez vezes superior a da maioria das casas estadunidenses conectadas à internet. Um enorme desafio já que 1/3 da população, segundo levantamento feito pela propria FCC, ainda não tem banda larga ou porque o preço é elevado ou porque desconhece os benefícios do serviço.
Com este plano, os Estados Unidos querem eliminar o gap que têm em banda larga e disputar a liderança com os países que estão na vanguarda. Alguns pontos do plano nacional de banda larga foram divulgados pela FCC na quinta-feira da semana passada, segundo o noticiário de jornais e sites norte-americanos. Mas as autoridades não revelaram quanto vai custar o plano, nem qual será o investimento governamental e qual será a parte da iniciativa privada. Inicialmente foram previstos investimentos de US$ 78 bilhões para conectar todas as pequenas empresas e domicílios rurais à internet, mas já em setembro, segundo o Wall Street Journal, autoridades da FCC já estimavam em mais de US$ 350 bilhões, em dez anos, o investimento necessário para construir a infraestrutura de moderna banda larga e desenvolver os programas previstos no plano. De acordo com a repórter Marguerite Reardon, do site CNET News, as autoridades da FCC revelaram que o acesso em banda larga vai acelerar a criação de empregos (por meio de cursos de treinamento e requalificação, a serem feitos por meio de parceria público-privada), melhorar a qualidade da atenção à saúde e a educação, reduzir os gastos domésticos com energia (usando o monitoramento remoto) e prover uma rede de segurança pública em todo o país.
Com a rede nacional de banda larga, a expectativa é compartilhar as informações médicas e prover monitoramento e diagnóstico remoto. “Com a remoção de parte da atual regulação, a FCC acredita que uma robusta infraestrutura de banda larga vai permitir economizar US$ 700 milhões na área da saúde durante os próximos 15 a 25 anos”, diz a matéria. Durante a coletiva de imprensa, ainda de acordo com o noticiário, o chairman da FCC, Julius Genachowski, disse que o plano de banda larga vai recomendar que o governo invista US$ 18 bilhões, nos próximos dez anos, para construir e operar uma rede sem-fio nacional de segurança pública. Entre as perguntas ainda não respondidas, estão as medidas que a FCC vai adotar para estimular os investimentos privados -- o plano prevê universalização da cobertura e aumento das velocidades da rede existente – e a competição.
Segundo a reportagem de Marguerite Reardon, as empresas de telefonia e cabo não querem abrir suas redes nem que o serviço de internet seja regulado, mas a FCC já teria dado sinais de que vai obrigar as operadoras a alugar suas redes por preço de varejo para provedores interessados em atender pequenas empresas. (Do Tele.Síntese)
Governo federal lança novo portal nesta quarta-feira
O governo federal apresenta nesta quarta-feira a sua nova cara na internet. A reformulação do portal institucional www.brasil.gov.br teve início há um ano, quando a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) assinou um contrato de R$ 11 milhões com a agência TV1, que venceu a licitação para renovação do site.
A estreia do novo portal será anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante um evento, em Brasília.
Segundo a Secom, mais de 500 serviços estarão disponíveis nas páginas eletrônicas, que serão divididas por perfis de usuários. Há áreas de conteúdo para estudantes, trabalhadores, imprensa e empreendedores. Novos perfis, como terceira idade, deverão ir ao ar nos próximos meses.
"O que vamos apresentar não é apenas o redesenho de um site, mas a formulação de uma estratégia de comunicação do país via internet", disse Ottoni Fernandes Junior, secretário-executivo da Secom, durante encontro com jornalistas, em São Paulo.
Para fazer o projeto, diz Fernandes, a Secom buscou inspiração em iniciativas de outros países, como França e Estados Unidos.
O site, que tratá conteúdo traduzido para o espanhol e inglês, terá um espaço exclusivo para pessoas interessadas em investir no país.
Desenvolvido sobre uma plataforma de software livre, um tipo de sistema que tem o seu código aberto e que pode ser manipulado por qualquer usuário, o "Portal Brasil" contou com o apoio de 200 pessoas durante seu desenvolvimento, envolvendo equipes da Secom e da TV1.
O contrato com a agência, que tinha prazo de um ano, acabou de ser renovado, por mais R$ 11 milhões, orçamento que pode ser ampliado ou não executado em sua totalidade, caso não haja necessidade.
Depois de um ano de trabalho, a Secom injetou R$ 7 milhões na iniciativa. A hospedagem do portal está nas mãos do Serpro, empresa de tecnologia do governo federal, por meio de um contrato de R$ 7,2 milhões por ano.
Sem muita divulgação, hoje o portal institucional do governo recebe apenas 800 mil visitas por mês. Para divulgar o endereço virtual, o governo vai lançar a campanha publicitária "O Brasil na sua mão". A propaganda, que em boa parte vai ser executada na internet, tem uma verba de R$ 1,5 milhão. (Do G1/Valor Online)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário,sugestão,críticas,elogios ou
perguntas.
Faça o Centro de Inclusão Digital cada vez mais crescer e melhorar para você.