quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Especial Campus Party 2010

O Mundo dos Robôs

A área de robótica tem passado, mundialmente, por grandes transformações. Até pouco tempo atrás, a palavra "robô" nos remetia exclusivamente a pesados braços mecânicos e equipamentos de uma linha de montagem. Em outros termos: ela estava presente apenas no ambiente industrial.

Em tempos recentes, porém, já emergem formas de relacionamento entre as máquinas e as redes sociais. Em alguns casos, usuários foram capazes de conectar máquinas de escrever a estas plataformas, ou mesmo construir aparelhos capazes de criar composições musicais de modo compartilhada. No entanto, a robótica ainda não chegou com propriedade a este domínio, e é dentro deste contexto que a Campus Party 2010 discutirá os seus temas: afinal, como um robô é capaz de interagir com uma rede social? Como fazê-lo interagir com o Twitter ou o Orkut?

Para auxiliar nos debates, o CP01, robô construído dentro da Campus Party e cujo projeto é aberto e comunitário, vai ser inserido em uma rede social para interagir com os membros da comunidade durante o evento. Além disto, os campuseiros serão convidados a construir seus próprios micro-robôs sociais durante os dias do evento, tudo através das diversas oficinas que focarão a mecânica, eletrônica e computação necessárias para completar esta tarefa.

Venha conhecer robôs incríveis e, quem sabe, participar de mais este grande projeto!

Oficina

Programação com kits robóticos LEGO

Nesta oficina, Arnaldo Ortiz (LEGO Education) ensina que qualquer pessoa, independente de seu conhecimento prévio com robótica, poderá acompanhar uma oficina com kits robóticos, construir e programar seu primeiro robô, além de participar de uma divertida competição.

Oficina

Modelix Arduino Hackweek (Modelix)

Durante toda semana da Campus Party, os campuseiros desenvolverão, em diferentes grupos, projetos utilizando a plataforma aberta Arduino. Os trabalhos serão totalmente documentados e disponibilizados através de um blog.

Oficina

Controle de servomotores para o avatar robótico

Marcelo Nicoletti Franchin, professor da UNESP, comprova: qualquer pessoa é capaz de aprender como controlar os menores motores disponíveis no mercado, inclusive para construir seus próprios robôs durante o evento. Participe e acompanhe de perto o passo a passo deste processo!

Oficina

Twittando com avatares robóticos e o CP01

Considerada a temática principal da área, esta relação inusitada será posta à prova através do robô livre CP01, que será interligado a uma rede social durante o evento inteiro. A intenção é demonstrar o potencial desta abordagem, consumando a primeira experiência desta natureza no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário,sugestão,críticas,elogios ou
perguntas.
Faça o Centro de Inclusão Digital cada vez mais crescer e melhorar para você.